sábado, 17 de dezembro de 2016

57: MUITOS ME PERSEGUEM, MAS SÓ UM ME ACOMPANHA JESUS!



Jesus! Por que será que as pessoas não sabem utilizar Teu nome nos veículos?! Esta frase até que estaria interessante, mas ele tem um problema (ou vários): leva à várias interpretações, mas sem dúvida nenhuma a maior das interpretações é que essa pessoa deixou a entender (não que seja, mas deixou mesmo a entender) que ele é perseguido por muitas pessoas, e não tenham dúvidas também, essa perseguição leva ao sentido do tipo que ele tem inimigos, e se tem inimigos, sua vida social não é tão amigável assim. E outra coisa que costumo dizer em outra frases anteriores: TUDO É RELATIVO. O que é para você em relação as outras pessoas como “pessoas erradas”, para essas pessoas, também te consideram errado. Ou você acha que somente você é certo e os outros são vilões. Para essas pessoas você também está errado e ele quem é a vítima, LOGO, não existe certo e errado… EXISTEM LADOS. E para finalizar, se você tem problemas com muitas pessoas, já parou para pensar que o errado possa ser você? Para se dar mal com tantas pessoas só pode ter algum problema nisso tudo, e se você não se dá bem com várias pessoas e achando que todas não prestam, o problema é sua sociabilidade com as pessoas. Você precisa rever severamente e seriamente seus conceitos.
Pode levar também ao sentido de que você é famoso e muitos te perseguem só por causa da fama (o que é bem pouco provável, pois tal frase está mais para o sentido supracitado). Daí, na hora dos problemas, teus seguidores não ajudarão, somente Jesus. Parece ser bom olhando por esse lado, mas não é, pois no fundo, no fundo, você está se achando.
PORÉM, algo me diz que o autor da frase deste veículo não colocou isso no sentido de que pessoas realmente o perseguem. É bem provável que tenha colocado para engrandecer o nome do Senhor. O problema foi somente o uso do termo “perseguem”. Deveria ter usado outro. Independente da intenção do autor, este caso aqui não segue aquela regra clara de “Não vou ligar para o que os outros acham! O que importa para mim é o que eu quero”. Pois sinto muito lhe dizer… desta vez o que os outros acham importa assim, pois da mesma forma que vejo no Facebook (e olha que vejo bastante isso), as pessoas têm a mania de ser um livro aberto e exibir seus problemas para todo mundo ver. Frases nos veículos não ficam para trás. Você está expondo sua vida para todo mundo ler, e pior, no Face somente os conhecidos veem. Nos veículos todo mundo vê. Portanto, se você diz nas frases que é vítima de inveja, de perseguições, de fofoca etc, nem adianta dizer que é da sua conta, não do povo, pois passou sim a ser conta do povo, já que você expõe sua vida para todo mundo. E se você expõe sua vida para todo mundo, NÃO TEM O DIREITO de reclamar, pois A CULPA É SUA!
Mas repito, tudo indica que não é o caso do autor desta frase, que provavelmente queria engrandecer o nome de Jesus, mas o problema foram as interpretações.
E para encerrar, ainda soborou outro problema nesta frase, que parece insignificante. Não para mim. O PORTUGUÊS.
Cara! Você estava indo bem até DEMAIS! Nem todo mundo põe vírgula antes de “mas”, coisa que é obrigatória. Você acertou. E o principal: quase ninguém respeita os sinais de pontuação que acham que em frases de veículos não deva ter. Quase todo mundo não encerrar com pontuação, que na verdade não há necessidade de encerrar com Ponto Final. Tais frases podem ficar sem isso, ENTRETANTO, quando uma frase exige isso, é preciso se ter Ponto Final. Quando isso acontece? Quando á pontuação no meio da frase. Você em cheio! Além de cococar a vírgula exigida, pecado mortal de muitos que não colocam, então automaticamente tem que encerrar com ponto. Você fez MELHOR AINDA! É o tipo de frase que não se encerrar com Ponto Final devido a ênfase da frase. Tem que se encerrar sim com Ponto de Exclamação. Você acertou em tudo isso, só pecou feio em outro detalhe: os DOIS PONTOS. Sua frase é do tipo que vai dar explicação de algo cuja resposta virá no fim da frase, PORTANTO, DEVERIA ter DOIS PONTOS após a assertiva, já que Jesus é a resposta. Pra você perceber o erro, faça o seguinte, e é uma estratégia que faço muito com as pessoas pelas quais ensino pontuação. Tente dizer em voz alta a frase “Muitos me perseguem, mas só um me acompanha Jesus!”. Agora diga tal frase da mesma forma que escreveu, ou seja, como não colocou os Dois Pontos e NÃO HÁ nenhum sinal de pontuação entre ‘acompanha’ e ‘Jesus’, NÃO PARE. Leia sem pausa, e óbvio, faça pausa onde há a vírgula, pois ali exige pausa na fala. Quando você perceber a estranheza, saberá que necessita de pontuação. Depois diga a frase em voz alta normalmente que você sentirá a necessidade de pontuação antes de “Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário